Por Glaucimara Silva
A floresta amazônica é uma fonte de recursos naturais renováveis e a base da economia local e do desenvolvimento da região. São muitos os desafios para uma gestão sustentável que respeite o meio ambiente e os povos que vivem nesse território e, ao mesmo tempo, resulte em desenvolvimento, empregos e renda.
A Cooperação Financeira Alemã, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW, e o Governo Brasileiro atuam em parceria para fortalecer a gestão das florestas, promover o uso sustentável dos recursos florestais e agregar valor aos produtos da Amazônia brasileira.
O projeto Gestão Florestal para a Produção Sustentável na Amazônia, possibilita à população local mais acesso aos serviços prestados pelo Sistema Florestal Brasileiro (SFB) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio). Com isso, a comunidade pode se envolver na gestão das Florestas Nacionais (FLONAs), participar dos conselhos consultivos das áreas protegidas e de capacitações de manejo florestal sustentável. A plataforma de ensino à distância Saberes da Floresta, por exemplo, já capacitou cerca de 20.000 pessoas, sendo 50% de mulheres.
Essa iniciativa é uma oportunidade para as mulheres da região de conseguir estabilidade e independência financeira, oportunidades de empreender dentro da comunidade, de expandir seus conhecimentos, perpetuar suas tradições culturais e históricas e ganhar espaço nos processos de decisões políticas.
Projeto:
Programa Gestão Florestal para a Produção Sustentável na Amazônia
Parceiros:
Serviço Florestal Brasileiro (SFB)
Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA)
Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio)
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA)
Financiador:
Ministério da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW