Água potável e saneamento básico para população rural

Por Glaucimara Silva

Abrir a torneira e ter água disponível não era uma realidade para muitas famílias que vivem em localidades rurais do estado do Ceará. Nessa região do Brasil, a água é um bem escasso e os longos períodos de seca, prejudiciais à qualidade de vida e ao desenvolvimento socioeconômico, são uma ameaça à população local. Uma parceria entre o governo cearense e o governo da Alemanha, que teve início há mais de 20 anos, está mudando a realidade de mais de 70 localidades.

Em 1996, um sistema inovador de saneamento rural foi desenvolvido pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em parceria com Banco Alemão de Desenvolvimento KfW. Como resultado, mais de 127 mil pessoas já foram beneficiadas com a construção de 64 instalações para abastecimento de água e esgotamento sanitário rural.

Ao garantir direitos humanos básicos, reduzir a vulnerabilidade e fortalecer a resiliência da população rural, os programas do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) resultam em benefícios diretos à população local. O acesso à água facilita o dia a dia e a realização de atividades cotidianas, além de ampliar as atividades econômicas da região. Melhores condições sanitárias e medidas de educação em higiene também significam menos espaço para a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito responsável pela transmissão de dengue, chicungunha e zika, essa última especialmente nociva às mulheres grávidas.

Projetos:
Programa Saneamento Básico Ceará III
Programas Águas do Sertão

Parceiros:
Secretaria das Cidades do Ceará
Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE)
8 SISARs

Financiador:
Ministério da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW
União Europeia (através de uma doação para o Programa Águas do Sertão)

Tags: No tags

Comments are closed.